sábado, 4 de abril de 2009

Bullying

O que é Bullying?
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:
Colocar apelidosOfenderZoar Gozar Encarnar Sacanear Humilhar
Fazer sofrer DiscriminarExcluirIsolar Ignorar Intimidar Perseguir Assediar Aterrorizar Amedrontar Tiranizar Dominar
Agredir BaterChutarEmpurrarFerirRoubar Quebrar pertences
E onde o Bullying ocorre?
O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.

De que maneira os alunos se envolvem com o Bullying?
Seja qual for a atuação de cada aluno, algumas características podem ser destacadas, como relacionadas aos papeis que venham a representar:
- alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING;- alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING;- autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING;- testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.
§ Os autores são, comumente, indivíduos que têm pouca empatia. Freqüentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Admite-se que os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinqüentes ou criminosas.
§ Os alvos são pessoas ou grupos que são prejudicados ou que sofrem as conseqüências dos comportamentos de outros e que não dispõem de recursos, status ou habilidade para reagir ou fazer cessar os atos danosos contra si. São, geralmente, pouco sociáveis. Um forte sentimento de insegurança os impede de solicitar ajuda. São pessoas sem esperança quanto às possibilidades de se adequarem ao grupo. A baixa auto-estima é agravada por intervenções críticas ou pela indiferença dos adultos sobre seu sofrimento. Alguns crêem ser merecedores do que lhes é imposto. Têm poucos amigos, são passivos, quietos e não reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos. Muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam-se a ir para a escola, chegando a simular doenças. Trocam de colégio com freqüência, ou abandonam os estudos. Há jovens que estrema depressão acabam tentando ou cometendo o suicídio.
§ As testemunhas, representadas pela grande maioria dos alunos, convivem com a violência e se calam em razão do temor de se tornarem as "próximas vítimas". Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, muitas delas podem se sentir incomodadas com o que vêem e inseguras sobre o que fazer. Algumas reagem negativamente diante da violação de seu direito a aprender em um ambiente seguro, solidário e sem temores. Tudo isso pode influenciar negativamente sobre sua capacidade de progredir acadêmica e socialmente.

E o Bullying envolve muita gente?
A pesquisa mais extensa sobre BULLYING, realizada na Grã Bretanha, registra que 37% dos alunos do primeiro grau e 10% do segundo grau admitem ter sofrido BULLYING, pelo menos, uma vez por semana.
O levantamento realizado pela ABRAPIA, em 2002, envolvendo 5875 estudantes de 5a a 8a séries, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que 40,5% desses alunos admitiram ter estado diretamente envolvidos em atos de Bullying, naquele ano, sendo 16,9% alvos, 10,9% alvos/autores e 12,7% autores de Bullying.Os meninos, com uma freqüência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as meninas, embora com menor freqüência, o BULLYING também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.

Quais são as conseqüências do Bullying sobre o ambiente escolar?
Quando não há intervenções efetivas contra o BULLYING, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Alguns alunos, que testemunham as situações de BULLYING, quando percebem que o comportamento agressivo não trás nenhuma conseqüência a quem o pratica, poderão achar por bem adotá-lo.
Alguns dos casos citados na imprensa, como o ocorrido na cidade de Taiúva, interior de São Paulo, no início de 2003, nos quais um ou mais alunos entraram armados na escola, atirando contra quem estivesse a sua frente, retratavam reações de crianças vítimas de BULLYING. Merecem destaque algumas reflexões sobre isso:
- depois de muito sofrerem, esses alunos utilizaram a arma como instrumento de "superação” do poder que os subjugava.- seus alvos, em praticamente todos os casos, não eram os alunos que os agrediam ou intimidavam. Quando resolveram reagir, o fizeram contra todos da escola, pois todos teriam se omitido e ignorado seus sentimentos e sofrimento.
As medidas adotadas pela escola para o controle do BULLYING, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.

Quais são as conseqüências possíveis para os alvos?
As crianças que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em especial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportamento agressivo. Mais tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o BULLYING no trabalho (Workplace BULLYING). Em casos extremos, alguns deles poderão tentar ou a cometer suicídio.

E para os autores?
Aqueles que praticam Bullying contra seus colega poderão levar para a vida adulta o mesmo comportamento anti-social, adotando atitudes agressivas no seio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho.Estudos realizados em diversos países já sinalizam para a possibilidade de que autores de Bullying na época da escola venham a se envolver, mais tarde, em atos de delinqüência ou criminosos.


E quanto às testemunhas?
As testemunhas também se vêem afetadas por esse ambiente de tensão, tornando-se inseguras e temerosas de que possam vir a se tornar as próximas vítimas.

http://www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm

4 comentários:

Vampira Dea disse...

Meu filho sofreu durante anos, até que um dia ele explodiu e bateu em todo mundo que atravessou o caminho dele. Ele sofre de uma sindrome chamada de Touret e por isso, por ser diferente foi perseguido.Eu sempre conversava na escola quando começava o ano, quando ele sofria calado eu ia na escola mas nada adiantava até esse dia. Ele ia tomar suspensão e eu fui e fiz um discurso acalorado assim como esse seu e a escola obrigou todos os pais que deram queixa de meu filho, os colegas que participaram pedir desculpas e se repetissem seriam expulsos.

Juliana disse...

pois é..
só quando a coisa está no limite alguém toma uma decisão.. é ridículo isso.
meus tios vão à escola tbm, segunda, conversar com os coordenadores. não sei se vai adiantar algo.. e meu primo deve começar a fazer terapia pra aprender a lidar com isso, pq acho que não vai ser a primeira nem a última vez que vai passar por isso.. como não dá pra fugir de tudo sempre, ou melhor, como não se deve fugir de tudo sempre, tem que saber como reagir diante desses cretinos nojentos.
seu filho superou esses problemas de bullying? espero que sim.
não conheço a sindrome de Touret.
bom, toda as diferenças são motivos pra maldade alheia.
cretinos, mais uma vez.
tô com muito ódio de muita coisa. acho que dá pra perceber ne?

Vampira Dea disse...

Eu não sei se ele superou... de verdade sabe, pq ele é muito fechado e isso é que me dá medo, como ele realmente está.Ele fez tratamento mais parou, ficava mais nervoso, como ele tinha dislalia depois que aprendeu a falar corretamente, isso por volta dos 15 anos melhorou muito, pq tinha um vocabulário riquissimo desde que aprendeu a falar mas ninguém entendia.Agora ele está preste a se alistar e eu volto a ficar apavorada, que ele passe, é fato conhecido como se trata as pessoas em treinamento.
A sindrome ainda é pouco conhecida e suas causas desconhecidas. Principais sintomas: Movimentos repetitivos a ponto de descontrole em casos mais graves, manias, em alguns casos fala carregada de obscenidade, nervosismo, tremor das mãos,timidez excessiva em alguns momentos em outros age com superioridade e pode acometer pricipalmente em super dotados.

Juliana disse...

que coisa!
espero que ele esteja melhor e que o alistamento nao se torne um problema.
é uma sindrome complicada, pelo visto. não deve ter sido fácil para ele e nem para vc :(
e ainda ter que aguentar esses problemas com os outros é foda ;/