terça-feira, 1 de junho de 2010

A propaganda é a alma do negócio

Pois é, meus caros... depois de muita relutância, devo admitir ser verdade algo que sempre ouvi e que, sempre também, recusei-me a acreditar.. Infelizmente: a propaganda é a alma do negócio.
Por exemplo, com uma boa autopropaganda, qualquer varapau vira diva.. Não importa nem se a propaganda é enganosa ou não.. o fato é que todos compram o que se vende, ou melhor, o que se vende BEM.
Não importa se o seu produto é melhor do que o do concorrente: se você não é bom propagandista, paciência, ninguém vai reconhecer o seu como sendo algo que vale a pena comprar.
Acho que é meio óbvio que a propaganda, compra e venda aqui, não se trata, apenas, de bens materiais. Sua imagem também precisa ser bem vendida. Do contrário, esqueça. Se alguém comprar, ainda é capaz de devolver com reclamações. Essa é a triste realidade da evolução histórica capitalista.. tudo virou comércio.. então, o que de melhor podemos fazer, é aprender a vender bem. Se a qualidade é garantida ou não, são outros quinhentos que nem chegam a contar para a maioria das pessoas.. porque, não se esqueça também, via de regra, sempre aparece um "produto melhor" no mercado. ;)

4 comentários:

Unknown disse...

Juli...!!!!Não Sabia que vc tem um Blog..>!!!será que vc poderia por o meu ai...para dar uma força!!?

Evandro Silva disse...

Por trás da propaganda esta a comunicação, e quem domina esta, tem poder.
Sim, comunicação é sinomino de poder.

Imagine que uma agencia de noticias recolha 100 noticias la do Afeganistão para os EUA. Dessas 100 noticias, são selecionadas 10, sendo 8 sobre violencia. Qual imagem o povo americano vai ter do Afeganistão?

Comunicação é sinonimo de poder e cria realidade, como se percebe no exemplo acima, por isso a propaganda influencia e, de certa forma, manipula.

Juliana disse...

claro, toda propaganda visa à manipulação... mesmo as que se dizem informativas apenas. isso é minha visão, óbvio.

Manay Deô | O Poeta Publicitário disse...

Concordo que a propaganda é a alma do negócio. MAs toda alma precisa de corpo para existir. A coisa propagada tem que ser minimamnete boa, eficaz senão nao evolui. O vara-pau pde até ''propagandar que é bom'' Mas se no vamo ver falhar já era. Na era da sustentabilidade e do conhecimento, as pessoas estão cada vez mais atentas a gatos que se fazzem de lebre. Sim comunicação é poder, mas para o desenvolvimento do comunicado é necessario conteúdo; Para nos receptores, disernimento.