sábado, 25 de dezembro de 2010

Decepções

Hoje passei por dois momentos que me chatearam, como sempre chateiam quando vivencio situações parecidas. O pior é que foi basicamente a mesma coisa em dois lugares diferentes: comentários sobre homossexuais.
Fico ouvindo as pessoas falarem não ter nada contra quem é homossexual ou bissexual, mas no fundo, às vezes até nem tão no fundo, o preconceito está ali. Logo após ouvir o "eu não tenho nada contra, não é por isso que eu deixaria de gostar da pessoa ou de ser amigo dela" vem o "mas eu não quero ficar sozinho perto de fulano, porque descobri que ele é gay..." e por ai vai.. tudo dai pra baixo.
Por que as pessoas não admitem que são SIM preconceituosas e MUITO?? Isso me irrita tremendamente.
Acho que hoje em dia, muitas pessoas são apenas mais polidas quando se trata desse assunto porque, agora, é politicamente incorreto falar mal de pessoas com outras preferências sexuais, ou de crença, etc. Mas em muitos casos isso só acontece por isso mesmo: porque é politicamente incorreto falar mal ou assumir que não gosta daquilo que é visto como minoria, ou como diferente.. no fundo o preconceito continua existindo, as pessoas continuam, de alguma forma, segregando os que são diferentes ou que julgam ser diferentes.. e dão a isso outras desculpas, que não a do preconceito.
Eu não digo que eu não tenha preconceitos também, eu os tenho porque é algo muito arraigado.. nascemos em uma sociedade repleta de preconceitos e temos a escolha de combatê-los ou de aceitá-los e perpetuá-los.. então, desde muitos anos, eu tenho me esforçado em combater os preconceitos que me foram legados pela nossa sociedade e pela nossa cultura. Hoje, na maioria dos casos, eu faço isso de forma automática, a ponto de achar absurdo quando percebo o preconceito no outro.. mas não é fácil, eu sei.. sei que é difícil, pra muita gente, combater uma forma de pensar que foi herdada de outras gerações, mas também sei que isso não é desculpa para não se tentar melhorar e para continuar cometendo os mesmos erros que nossos pais, avós, bisavós, etc cometeram.
Quantas gerações ainda serão necessárias para que ter preconceito contra algo ou alguém seja a acessão à regra, e não a regra em si??


                                          

Um comentário:

Vampira Dea disse...

Sei como é isso tudo, somos hipócritas... E sofrer preconceito é terrivel e sofrer pelo preconceito que sofre quem amamos talvez seja pior ainda...